Menu

Emater realiza reunião com secretários municipais. 

12 JAN 2017
12 de Janeiro de 2017

Foi realizado na Agência Lagoa Mirim, quinta-feira, dia 12 de Janeiro o encontro para a divulgação do programa Açudagem, que contou com a participação de Secretários dos municípios de Pelotas, Arroio Grande, Cerrito, Pedro Osório, Pedras Altas, com a coordenação do Sr. João Carlos Soares Caldeira – Coordenador Regional da SDR e Luiz Maria Godoi – Gerente Regional da EMATER/Pelotas.

O programa que visa em um convênio entre DRS-EMATER/RS-Prefeituras Municipais tem como principal objetivo atender os produtores rurais, especialmente aqueles que têm sofrido com os períodos de estiagem, procurando reservar água para uso na irrigação das culturas e dessedentação animal, além de criação de peixes como atividade complementar.

Na região administrativa que abrange 50 municípios, serão elaborados 180 projetos de açudes, cisternas e irrigação. João Carlos observa que a irrigação não é para conter a seca, mas para amenizar a situação da estiagem e, também, para utilização em culturas, pastagens e na diversificação da produção, também apontou a irrigação como estratégia para aumentar a produção e observou que, mesmo naquelas regiões com registros de altos volumes de chuva atingindo 1.600 mm/ano, ocorre escassez em épocas de estiagem. “Por isso, é importante o armazenamento da água”, reafirmou. E, ainda, com a prática da irrigação, a produção agropecuária pode dobrar ou triplicar, compensando os custos dos investimentos.


Voltar

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Tenha também o seu site. É grátis!