Menu

Homenagem ao Gaúcho com honra e tradição em Herval 

22 SET 2017
22 de Setembro de 2017

A semana que para muitos gaúchos é a mais importante do ano. Uma forma de renovar os votos com o espírito de bravura deixado pelos Farrapos que transcende o coração do povo que encilha os cavalos e vai em busca da chama crioula, símbolo que representa todos os que lutaram por um governo mais justo para o povo gaúcho, durante a Revolução Farroupilha de (1835 a 1845). Paixão que passa de geração para geração.

Alguns já aprendem desde pequenos como se virar no lombo dos cavalos, alguns nascem na lida de campo e tem por meta de vida seguir as tradições, como Wallace Rodrigues Fagundes, de 10 anos, 1º Piá do Centro de Tradições Gaúchas - CTG Minuano (Herval), e que conhece a lida desde pequeno, porque seus pais Lucimar e José Leopoldo, tem parte de suas vidas ligadas ao meio rural.

Wallace conta que para ser o Piá e representar o CTG e o município teve que mostrar suas habilidades, encilhar um cavalo corretamente, armar um laço e fazer trança no couro e na cola do cavalo, atividades que para alguns parecem simples, mas dificilmente podem ser executadas por quem não entende da lida no campo.

Desde os três, participa da Invernada do CTG Minuano e conta que está muito contente sendo um titulado do CTG e que não vai se perder da lida, bem como, gosta de dançar participar dos eventos, como a recepção da Cavalgada e o Dia do Gaúcho, no qual estava presente junto com todos os titulados e autoridades que participaram e recepcionaram os cavalarianos em um grande desfile para comemorar o dia 20 de setembro, dia do Gaúcho.

A administração municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e setor de comunicação ficam responsáveis pela organização das recepções aos piquetes e cavalarianos que participam dos eventos da semana Farroupilha, como a chegada da Chama Crioula no domingo 17, em que emocionada a Patroa do CTG Minuano, Sandra Gonçalves, agradeceu todos os participantes por fazer os 200 km passando por chuva, vento e frio, para honrar a tradição e homenagear os Farrapos que há 182 anos pelearam pelo Rio Grande.

O Prefeito Rubem Wilhenlsen destacou tanto na recepção para a Cavalgada quanto do Desfile "do 20 de Setembro", dos quais participou ativamente, a integração entre as pessoas e a importância de homenagear os guerreiros Farrapos que tanto lutaram para que o povo gaúcho tivesse sua independência e autonomia.

- Nossa guerra tem que ser por um lugar mais justo para todos, sem partidos, sem diferenças, unidos por um propósito que beneficie todos. Agradeço muito a Patroa Minuano Sandra por também representar às mulheres a frente das entidades e deixo aqui minhas intenções e parcerias com o CTG Minuano, para que sigamos juntos esta caminhada. Falou o Prefeito.

 

Participaram do Desfile os Piquetes, Sentinela, Desgarrados, Negrinho do Pastoreio, Tropeiros da Amizade, Piquete da Alameda e Piquete de Integração da Escola Corintho Ávila Escobar, do Basílio, e outros cavalarianos que participaram do desfile honrando as tradições gaúchas.

A Secretária Adjunta da SCTDL, Anita Hoffman falou em tom de agradecimento para sua equipe, às secretarias e setores envolvidos e a parceria com o CTG Minuano.

A ronda do município aconteceu na terça, 19 e contou com grande público, o que mostra que a administração esta no caminho certo, nossa secretaria tem trabalhado para cumprir com qualidade e ética todos os trabalhos que nos cabem. Declarou Anita.

Participaram das recepções o Prefeito, Secretários, Vereadores, autoridades locais, entidades, titulados do CTG Minuano e um grande público prestigiou a recepção da cavalgada e assistiu os desfiles.

Fonte:Assessoria de Imprensa - PMH


Voltar

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Tenha você também a sua rádio