Menu

Título

Afastado chefe de cartório extrajudicial de Arroio Grande suspeito de causar prejuízo de R$ 750 mil aos cofres públicos

06 MAR 2018
06 de Março de 2018

A juíza Vanessa Nogueira Antunes Ferreira determinou o afastamento do cargo do responsável pelo Cartório de Serviço Registral da Comarca de Arroio Grande, no sul do Estado. Guilherme Brum de Barros ocupava o cargo como interino. Conforme a magistrada, uma investigação que começou em novembro do ano passado constatou uma série de irregularidades na serventia – entre elas, despesas realizadas sem prévia autorização da direção do Foro de Arroio Grande. Ainda de acordo com a juíza, Barros reformou o prédio alugado do próprio pai.

 

Também foi identificado gasto muito elevado na prestação de serviços de internet, sem apresentação do contrato. Mesmo cobrado pelo Judiciário, a juíza afirma que Barros não apresentou a prestação de contas dos gastos suspeitos.

 

"A moralidade administrativa e a legalidade a que devem se submeter todos os serviços de natureza pública não podem esperar 'oportunamente' e devem ser exercidas segundo a segundo", afirmou a magistrada na decisão.

 

Segundo levantamento feito pelo Judiciário, o prejuízo aos cofres públicos ultrapassa R$ 750 mil. O ex-chefe de cartório teve os bens em nome dele e da serventia bloqueados.

"O interino não é digno de confiança, devendo sobre ele recair a responsabilidade pelas falhas reiteradamente perpetradas no tempo (situação que veio à tona sequencialmente em todas as inspeções realizadas pela Corregedoria)", destacou a magistrada.

 

O Cartório de Serviço Registral da Comarca de Arroio Grande ficou fechado entre os dias 1º e 8 de março, e um novo interino foi nomeado. Rui Aurélio da Fonseca, titular do Serviço Registral da Comarca de Santa Vitória do Palmar, ficará responsável pela serventia até que a vaga seja preenchida por concurso público.

 

Fonte: Zero Hora 
Voltar

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Tenha também o seu site. É grátis!